Gostou?? Então +1!!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Pinturas de Adolf Hitler em Viena, Antes do Nazismo (1910-1913)

Apesar de poucos conhecerem estas informações, aos 19 anos, Adolf Hitler, órfão, mudou-se de Linz, Áustria, para Viena, a fim de tentar a sorte como artista. Buscando dar seqüência aos seus estudos, tentou ingressar na Academia de Artes de Viena por dois anos consecutivos (1907 e 1908), nunca obtendo sucesso. Nos anos seguintes, permaneceu em Viena sem emprego fixo, sobrevivendo de cópias que fazia de postais e pinturas (aquarelas, muitas vezes) de paisagens.

Ao contrário do mito popular, fez uma boa vida como pintor, ganhando mais dinheiro do que se tivesse um emprego regular como empregado bancário ou professor do liceu, e tendo de trabalhar menos horas. Durante o seu tempo livre frequentava a ópera de Viena, especialmente para assistir a óperas relacionadas com a mitologia nórdica, de Richard Wagner, e cujas produções viria, mais tarde, a financiar, como meio de exaltação do nacionalismo germânico. Muito de seu tempo era dedicado à leitura. (Wikipedia, verbete Adolf Hitler).

Foi em Viena também que conheceu o anti-semitismo da cultura católica do sul e teve seus primeiros contatos com os judeus ortodoxos do leste europeu.
Nesta época, o anti-semitismo saía da esfera religiosa para a esfera política e surgia, com isso, a teoria da suposta superioridade da raça ariana, a qual Hitler aderiu convictamente.
Acredita-se que Hitler tenha pintado cerca de 2000 obras. Baixe uma apresentação em PPS de alguns de seus trabalhos:

Clique aqui!


Só nos resta perguntar: por que ele não ficou com a arte ao invés da política?? Talvez a arte exija mais vida do que um coração perturbado possa fornecer...