Gostou?? Então +1!!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Dicas Contra Assaltos e Fraudes Decorrentes de Roubos de Documentos

Eu sei que ninguém nunca está livre de ser assaltado. Na rua, no ônibus, em qualquer lugar, qualquer pessoa pode ser vítima... porém, seguem abaixo algumas dicas para prevenir (ou remediar!!) problemas decorrentes de assaltos e roubos de sua carteira com seus documentos, cartões, etc. Atente especialmente para o item 7!!

  1. Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Ao invés, escreva "SOLICITAR RG".
  2. Se você usa cheques, coloque seu número de telefone do trabalho neles ao invés de seu telefone residencial. Se você tiver uma Caixa Postal de Correio, use-a. Coloque seu telefone celular ao invés do fixo residencial.
  3. Tire cópias do conteúdo total de sua carteira e as mantenha em local seguro. Copie ambos os lados de todos os documentos, cartões de crédito, etc. Isto lhe permite saber não só o que tinha em sua carteira como também todos os números de contas, cartões e números de telefone necessários para fazer cancelamentos.
  4. Nunca deixe informações muito pessoais na carteira: senhas de bancos, e-mails ou telefones de conhecidos, fotos suas ou de namoradas, anotações com endereços ou compromissos, ou quaisquer papéis e/ou cartões que facilmente lhe identifiquem.
  5. Mantenha as cópias sempre atualizadas e em um lugar seguro e acessível. Quando em viagem ao exterior, também leve uma fotocópia de seu passaporte.
  6. Abra um Boletim Policial de Ocorrência imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados. Isto prova que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação (se houver uma), caso você seja vítima de fraudes.
  7. Ligue imediatamente para o SPC e SERASA (ou outros órgãos de crédito, se houver) da sua cidade, para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF. O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi roubada, forçando-a a entrar em contato com você por telefone antes de aprovar o crédito.

Como achar o endereço e telefone do SPC de sua cidade:
http://www.spcbrasil.org.br/entidades/encontre

Bom, espero ter ajudado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário