Gostou?? Então +1!!

terça-feira, 9 de julho de 2013

Declaração de Edward Joseph Snowden

Como todos sabem, o administrador de sistemas americano Edward Joseph Snowden, que trabalhava para a CIA/NSA, responsáveis pela segurança e inteligência americanas, denunciou publicamente que o governo americano realiza interceptações e gravações de e-mails e conversas telefônicas de dentro como de fora dos EUA, causando verdadeiro alvoroço internacional. Por ter acusado o governo de ferir a privacidade dos cidadãos e temendo ser processado e preso, Snowden refugiou-se em Hong Kong no início de maio. Tendo sido perseguido e processado, em 23 de junho de 2013 ele viajou para a Rússia e se refugiou em uma área de trânsito do Aeroporto de Moscou, considerada formalmente como território neutro.


Segue abaixo a emocionante declaração de Snowden, proferida em 01/07/2013:


Segunda-feira 01 de julho, 21:40 UTC
Uma semana atrás eu deixei Hong Kong depois que ficou claro que a minha liberdade e segurança estavam sob ameaça por ter revelado a verdade. Minha liberdade continuada deve-se aos esforços de novos e velhos amigos, familiares, e outras pessoas que eu nunca conheci e provavelmente nunca conhecerei. Eu lhes confiei como à minha vida e eles responderam a esta confiança com uma fé em mim pela qual eu sempre serei grato.

Na quinta-feira, o presidente Obama declarou perante o mundo que ele não iria permitir qualquer "jeitinho" diplomático sobre o meu caso. Ainda agora se está sendo relatado que depois de prometer não fazê-lo, o presidente ordenou que seu vice-presidente pressionasse os líderes das nações das quais eu tenha solicitado proteção a negar minhas petições de asilo político.

Este tipo de atitude decepcionante de um líder mundial não é justiça, assim como não o é a pena extralegal de exílio. Estas são as velhas e más ferramentas de agressão política. Sua finalidade é assustar, não a mim, mas quem quiser vir após mim.

Durante décadas, os Estados Unidos da América tem sido um dos mais fortes defensores do direito humano à busca de asilo. Infelizmente, esse direito, definido e votado pelos os EUA no artigo 14 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, está agora sendo rejeitado pelo atual governo do meu país. A administração de Obama tem adotado agora a estratégia de usar a cidadania como uma arma. Embora eu ainda não tenha sido condenado, ela revogou unilateralmente o meu passaporte, tornando-me um apátrida. Sem qualquer ordem judicial, o governo agora pretende me impedir de exercitar um direito básico. Um direito que pertence a todos. O direito de requerer asilo.

Por fim, a administração Obama não tem medo dos denunciantes como eu, Bradley Manning ou Thomas Drake. Nós somos apátridas, presos, ou impotentes. Não, a administração Obama tem medo de você. Ele tem medo de um público informado e irritado, exigindo o governo constitucional que foi prometido - o que ela deveria ser.
Estou firme em minhas convicções e impressionado com os esforços de tantos.

Edward Joseph Snowden
Segunda-feira, 01 de julho de 2013


Onde estará a nossa liberdade??

Nenhum comentário:

Postar um comentário